O treinamento funcional prepara nosso corpo para a realização de atividades diárias, por meio de diferentes tipos de exercícios que imitam a movimentação natural da vida cotidiana. É indicado não apenas para melhorar o desempenho de atletas, como também para aprimorar o condicionamento físico das pessoas.
Conceitos básicos do treinamento funcional
Os exercícios funcionais usam grandes grupos de músculos que estão trabalhando em conjunto no corpo. Imitam principalmente os movimentos mais comuns da vida diária, como por exemplo levantar uma peça pesada, puxar um carrinho, transportar materiais ou da mesma forma, colocar alimentos em uma prateleira. Empregam sobretudo padrões criativos, afastando-se dos critérios do movimento linear. Usam faixas elásticas, cordas, kettlebells, sacos de areia e às vezes pneus, para que o corpo se movimente livremente em todas as formas possíveis.
Um dos principais objetivos do treinamento funcional é distribuir a carga uniformemente no corpo, solicitando dessa maneira, os diferentes grupos musculares e ademais as articulações. Essa é uma grande diferença com o fisiculturismo tradicional, que se concentra principalmente em isolar regiões, com a finalidade de criar uma hipertrofia localizada. Ao mesmo tempo, treinar funcionalmente significa trabalhar para obter um objetivo pretendido. Para melhorar uma característica física específica, uma atividade da vida diária ou igualmente uma habilidade esportiva especial.
Benefícios do treinamento funcional
A princípio, o treinamento funcional melhora significativamente a velocidade, potência, equilíbrio e agilidade corporal. É crucial para a prevenção da atrofia muscular associada à idade. Portanto, pode ser uma medida preventiva para a incapacidade tardia em adultos mais velhos. Além disso, os treinamentos de força reduzem o envelhecimento, aumentando a massa muscular, a densidade óssea e a força física. Os exercícios compostos empregados num treino funcional podem beneficiar as pessoas descondicionadas. Melhorando por conseguinte a capacidade de realizar movimentos diários e diminuindo a chance do acontecimento de lesões. Um plano bem pensado de treinamento funcional ajuda ao corpo a distribuir e aceitar cargas em vários ângulos, aumentando a força e ademais a resiliência corporal.
Exercícios funcionais mais comuns
- Flexões
- Caminhadas
- Agachamentos
- Agachamentos com peso
- Pulos
- Corridas de um lado para o outro
- Movimentos com equilíbrio
Tipos de treinamento funcional
Podemos definir dois níveis diferentes: de baixa e de alta intensidade.
O treinamento funcional de baixa intensidade é para beneficiar as pessoas mais velhas, para que possam manter estilos de vida ativos. Geralmente envolvem movimentos de peso corporal na forma mais simples.
O treino funcional de alta intensidade é ótimo para pessoas bem condicionadas. Os exercícios são intensivos, combinando o treinamento de resistência e de força. O treinamento funcional de alta intensidade requer uma base sólida. Exercícios como agachamentos com barras e corridas de longa distância são consideradas de alta intensidade.