A musculação não é apenas uma atividade física para o favorecer o corpo, é também para proteger a saúde geral das pessoas. Praticada em forma adequada e controlada, diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias. Ademais, os treinamentos com pesos e os aeróbicos controlam a pressão alta, a obesidade do corpo e o colesterol ruim.
Ao mesmo tempo, o exercício tem um grande impacto nos músculos, articulações e ademais nos ossos. Mantendo-os fortes e flexíveis, melhorando por conseguinte a qualidade de vida de homens e mulheres.
Outros benefícios
O treino de musculação pode aumentar a autoestima, ajudando a desenvolver uma autoimagem positiva, que se acontece como resultado das mudanças no corpo à medida que se começa a perder peso. Além disso, contribui para a liberação de endorfinas, melhorando o humor, favorecendo uma redução da fadiga e ademais da tensão psicológica. Minimizando por conseguinte a tendência ao estresse, ansiedade e depressão.
Como começar a efetuar exercícios de musculação
Depois de obter a aprovação do médico, o ideal é praticar levantamento de pesos somente duas a três vezes por semana. Com treinos abaixo de 30 minutos, para não chegar a sobrecarregar o corpo.
Por outro lado, é muito importante fazer um aquecimento inicial de 5 a 10 minutos, como por exemplo uma caminhada rápida ou algum outro tipo de atividade aeróbica. Logo depois, praticar os exercícios com séries de 10 a 15 repetições.
O peso utilizado não deverá ser fácil, porém tampouco muito difícil, para que os músculos fiquem adequadamente cansados no final de cada atividade. Além disso, o descanso será imprescindível para alcançar o sucesso desejado, adicionando alguns dias de folga à rotina de musculação, com a finalidade de poder se recuperar da atividade física. Outra consideração importante é ter uma boa nutrição, para promover e manter o devido crescimento muscular.