O treino ABC é um tipo de atividade na qual se trabalham determinados grupos musculares num mesmo dia. Sendo solicitados em forma alternada durante uma ou duas semanas. Com certo tempo de descanso, a fim de permitir a recuperação física. Dessa forma se favorece o aumento da massa muscular.
Finalidades do treinamento
Para obter os objetivos previamente definidos, a atividade é projetada e ademais acompanhada por um professor de educação física. Por meio de um programa individualizado que determina as variações no número de repetições, tempos de descanso e igualmente os grupos musculares exercitados.
Fazer o treino ABC por si só não garante ganho de volume muscular e perda de peso corporal. Portanto, será totalmente essencial que haja hábitos alimentares saudáveis. Consumindo não apenas proteínas de forma programada e balanceada, como também algumas gorduras insaturadas.
Em conformidade com a necessidade do aluno, o treinador pode definir uma alternância de grupos musculares, como por exemplo:
- A= Pernas e ombros – B= Costas e bíceps – C= Peito e tríceps
- A= Peito e costas – B= Pernas e ombros – C= Bíceps e tríceps
- A= Costas e bíceps – B= Peito, tríceps e ombros – C= Treinamento baixo
- A= Peito, tríceps e abdômen – B= Coxa, nádegas e lombar – C= Bíceps e ombros
Características do treino ABC
As combinações dos vários grupos musculares dependem principalmente do nível de treinamento da pessoa, sua capacidade cardiorrespiratória e da mesma forma sua disponibilidade de tempo. O instrutor normalmente aplica uma frequência determinada dos exercícios para que o corpo trabalhe adequadamente, promovendo por conseguinte o desenvolvimento muscular.
Para ter melhores resultados a carga deve aumentar progressivamente, aplicando maior tensão nos braços e nas pernas. Respeitando sempre o tempo necessário de descanso entre exercícios, para poder garantir um acréscimo na síntese de proteínas. Levando em consideração que os músculos crescem quando estão se recuperando.