A natação infantil é um exercício ideal para fortalecer a saúde das crianças. Por outro lado, é uma habilidade que uma vez aprendida raramente se esquece.
Por causa do fascínio generalizado produzido pelos celulares e tablets, os pais frequentemente se preocupam em garantir que os pequenos passem mais tempo praticando atividades físicas ao ar livre. Com o propósito de evitar todos os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário.
A falta de exercícios traz como consequência um aumento do risco de sobrepeso na idade adulta, bem como diversos problemas de saúde relacionados à obesidade.
A importância da natação
Uma das maiores vantagens da natação é que permite que as crianças se divirtam em forma totalmente natural. Nessa atividade, garotos e garotas tendem a se exercitar por mais tempo em relação à pratica de outros tipos de esportes. Ao mesmo tempo, a natação infantil desencadeia liberação de endorfinas, conhecidas também como ‘hormônios da felicidade e do bem-estar’. Que produzem um aumento do ânimo e da disposição física, melhorando a saúde dos pequenos. Além disso, o exercício mantém o coração e os pulmões sadios, elevando a força e a flexibilidade corporal. Beneficiando dessa maneira o equilíbrio e a postura física.
Sociabilidade e natação infantil
A sociabilidade descreve como as crianças enfrentam situações e interações coletivas. Algumas são cautelosas com pessoas que não conhecem e geralmente precisam de tempo antes de se sentirem confortáveis o suficiente para interagir com apenas um pequeno grupo de amigos ou adultos.
As equipes de natação oferecem a meninas e meninos a chance de participar de uma atividade prazerosa e da mesma forma, emocionante. Embora possam ser competitivas em alguns aspectos, a criança geralmente rivaliza mais com seu próprio tempo do que com outras pessoas. Ademais, obtém os benefícios da camaradagem que os esportes oferecem, sem a pressão de desempenho que pode surgir quando uma criança não é tão adepta do esporte quanto os seus colegas.